terça-feira, 16 de outubro de 2012

Acidente mata 5 pessoas da mesma família e choca São Gonçalo do Amarante


O velório e o sepultamento dos cinco integrantes da mesma família que morreram em um acidente em Pernambuco, ontem, na BR-101 próximo a Goiana, foi marcado por comoção e tristeza. Centenas de pessoas acompanharam a missa solene de corpos presentes, celebrada nesta manhã, no Ginásio de Esportes Manoel Targino, no município de São Gonçalo do Amarante, e a caminhada até o cemitério de Igapó, onde as vítimas foram enterradas.
Os familiares das cinco vítimas – Izabel dos Santos Conceição, 73 anos; Magno Heider dos Santos, 59; Aída dos Santos, 43; Ana Aída Tomaz, 19 e a pequena Clara Beatriz dos Santos Gomes, de sete anos – estavam bastante abalados com a tragédia, que pegou a todos de surpresa no início da manhã de ontem.
Segundo o filho de Izabel, Marcelo dos Santos, a família recebeu a notícia do acidente por volta das 8 horas de ontem e rapidamente, uma de suas irmãs foi até o local do fato, para acompanhar a transferência dos corpos para o Rio Grande do Norte. Bastante abalado, ele comentou que sua mãe viajava todos os anos para o santuário de São Severino dos Ramos, em Pernambuco, e que nunca tinha acontecido nenhum acidente desde quando ela começou as romarias, há mais de 20 anos.
“Foi uma coisa inesperada e que pegou a todos nós de surpresa, porque todos esses anos, nunca havia acontecido nenhum tipo de acidente ou incidente durante essas viagens que ela fazia há muitos anos. Perdi praticamente metade da minha família e nem sei como estou aguentando tudo isso. Só mesmo a graça de Deus para nos dar força e coragem para suportar tudo o que está acontecendo em nossas vidas”, desabafou Marcelo.
Assim como ele, seus familiares também estão em estado de choque com o acidente, que provocou ferimentos em outras 45 pessoas que estavam dentro do ônibus. Uma das romeiras que estavam no veículo afirmou que, na hora do acidente, chovia muito e que todos estavam dormindo. Francisca Januária, 62 anos, machucou as costelas. “Estava chovendo muito e acordamos com o ônibus rodando na pista e tombando. Foi tudo muito rápido, não deu tempo de nada. Estávamos dormindo e só acordei com o movimento brusco do veículo. Depois, só me lembro de ter visto as pessoas caídas, chorando, gritando por socorro e alguns corpos caídos fora do ônibus. Eles estavam mortos”, relembrou Francisca.
A romeira disse que logo após o acidente, ocorrido por volta das 5 horas, as pessoas que estavam com ferimentos leves começaram a socorrer aqueles que estavam com ferimentos mais graves e que logo depois, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também chegaram para remover os feridos.
“Acompanhei todo o socorro aos feridos, todos meus conhecidos e amigos da igreja, como dona Izabel e seus filhos. Nem sei como estou aqui, viva para contar a história, mas graças a Deus, ele me poupou e me deixou viver. Estou muito abalada, tendo que tomar calmantes e só consegui dormir porque tomei sedativo. Também estou com muitas dores nas costelas, que machuquei quando o ônibus tombou e eu caí em cima de duas mulheres”, falou Francisca.
Ela disse ainda que sua irmã, que também estava no ônibus, só não se machucou mais que ela porque estava usando o cinto de segurança, que o motorista do veículo pediu que todos usassem antes de sair de São Gonçalo do Amarante. “Ele foi muito atencioso, pediu que usássemos o cinto, mas infelizmente, muitos não estavam. Eu mesma não estava, mas a minha irmã sim, por isso, ela não se machucou tanto”, explicou a romeira.
Ônibus tombou em trecho molhado da BR
O acidente que vitimou os cinco integrantes da mesma família e feriu outras 45 pessoas aconteceu por volta das 5 horas no trecho da BR-101 próximo à cidade pernambucana de Goiana. Relatos dos feridos e informações da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco (PRF-PE) dão conta que, na hora do acidente, chovia bastante e que o veículo estava a 80 quilômetros por hora, 20 a mais que o recomendado para a área.
A suspeita é que o motorista do veículo tenha perdido o controle da direção do ônibus após fazer uma curva acentuada, fazendo com que o mesmo rodopiasse na pista e tombasse para o lado, provocando as mortes e os feridos. As vítimas iriam participar das celebrações em comemoração aos 20 anos do Santuário Rainha Mãe em Ouro Preto, na cidade de Olinda e depois, iriam para São Severino dos Ramos, em Pau D’Alho, ambos na zona da Mata de Pernambuco.
O ônibus havia saído do conjunto Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, no início da madrugada e estava próximo do seu destino quando aconteceu o acidente. As vítimas foram trazidas para o Rio Grande do Norte ontem mesmo e foram sepultados no Cemitério de Igapó, na zona Norte de Natal, no final da manhã de hoje.
J.H.

Nenhum comentário:

Postar um comentário