sábado, 29 de setembro de 2012

PM recebe reforço de equipamentos

Grande parte dos oficiais e comandantes de batalhões da Polícia Militar do RN instalados na capital e na Região Metropolitana foram ontem pela manhã até o Centro Administrativo para receber novos equipamentos para a corporação. Foram entregues à PM potiguar duas mil pistolas calibre .40, de um lote de cinco mil doadas pelo Governo do Estado de São Paulo aos potiguares, e 108 novas viaturas. Na solenidade, a governador Rosalba Ciarlini (DEM), de forma simbólica, passou as chaves dos veículos aos comandantes de cada um dos seis batalhões e uma companhia que receberão os carros - 1º, 3º, 4º, 5º, 9º e 11º batalhões e a Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) -, além da pistola, entregue a um soldado PM.

Com estas novas armas, - incluindo as outras três mil que serão entregues na próxima semana - todo o efetivo de policiais que trabalham no serviço operacional (cerca de 7 mil) terá um armamento à sua disposição, inclusive para porte fora do horário de serviço. "Passamos de 2.146 pistolas para 7.146. Teremos uma sobra de armamento. Isso dignifica o policial militar. Agora todo soldado terá um porte de arma completo com uma pistola de padrão mundial, quando antes muitas vezes recebia um revólver com seis balas para trabalhar", afirmou o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar. Toda munição para as pistolas estão no Quartel Geral da PM.

Com custo de pouco mais de R$ 3,2 milhões ao governo, as viaturas tiveram seus rádios cadastrados no sistema de comunicação da Polícia Militar e já passaram a servir os seus respectivos batalhões ainda na tarde de ontem. "Elas não irão substituir as que já existem, em especial as alugadas. No máximo ocorrerá um remanejamento ou retiradas de alguns carros que não servem mais. A partir de hoje a população da Grande Natal irá sentir a presença cada vez mais ostensiva dos policiais. E o policial também sentirá uma maior dignidade, trabalhando em um carro de quatro portas com ar condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos", declarou o comandante.

Outros 56 carros já foram entregues ao Governo do Estado e estão aguardando para serem adesivados e receberem o equipamento de rádio para poderem ser entregues aos policiais e passarem a integrar a frota da Polícia Militar. A expectativa é de que, ainda no próximo mês, sejam entregues 1.100 coletes balísticos (à prova de balas), alcançando as 2.000 unidades da PM-RN. 


D.N

Nenhum comentário:

Postar um comentário